Como sabemos, Beyoncé é especialista em homenagens a seus ídolos em video clipes. Com “Countdown”, dirigido por Adria Petty – o mesmo diretor de “Sweet Dreams” – não seria diferente.
Por trás das caras e bocas e do visual retrô, existem referências à filmes e outras obras. Confira neste post:
Whitney Houston
Uma das inspirações por trás de “Countdown” é o clipe de Whitney Houston, I Wanna Dance With Somebody. As cores vivas em contraste com uma maquiagem feliz, também estão presentes no clipe de Beyoncé. Clique aqui para assitir.
Neoplasticismo
O neoplasticismo também é destacado no clipe de Knowles. Como sabemos, uma das grandes paixões da cantora é a pintura. Pieter Mondrian foi homenageado no vídeo, em que sua arte com “blocos” é mostrada por Knowles, em uma fundo que podia ter sido pintada pelo próprio.
Funny Face
O musical dirigido por Stanley Donen tem Fred Astaire e Audrey Hepburn no elenco. “Funny Face” foi representado por Beyoncé no início do video. Clique aqui para ver a cena original.
Valley of the Dolls
O filme de 1967, baseado no romance de Jacqueline Susann, conta a história de amigas que tentam a vida em Nova Iorque. Beyoncé usou o poster promocional do longa metragem como inspiração em uma cena de seu clipe.
Flashdance
O filme conta a história de uma dançarina de Pittsburgh que tenta fazer parte de uma companhia de ballet. A roupa é parecida. Na mesma ocasião, Beyoncé também homenageia a coreógrafa belga Anne Teresa De Keersmaeker. Clique aqui e veja o vídeo comparativo – e, de certo ponto, um pouco maldoso – feito por um site belga.
GAP
Knowles se inspirou no comercial de 1998 da marca americana. Clique aqui para assistir.
The Supremes
Não só neste vídeo, mas como também na carreira de Knowles: as The Supremes sempre foram uma grande inspiração. Tanto em grupo, como na carreira solo (inspirada por Diana Ross).
Fame
Os estudantes da escola de arte contemporânea de Nova Iorque, representados pela série “Fame”, de 1982, também foram homenageados pela mamãe-Knowles.
Blow-Up
O clipe de Adria Petty é inspirado no filme do diretor italiano Michelangelo Antonioni, Blow Up – Depois daquele beijo, de 1966. Não só lembrando por seu visual, mas também pela sequência de cortes rápidos.
Donyale Luna
Em março de 1966, a modelo Donyale Luna foi a primeira negra a ser capa da revista Vogue britânica. O clipe de Knowles faz uma referência a este feito, com Beyoncé brincando com poses com a mão.
Josephine Baker
Josephine Baker é uma das grandes inspirações de Beyoncé. Knowles, que teve a oportunidade de homenageá-la outras vezes, como na performance de Deja Vu no Fashion Rocks de 2006, voltou a fazê-lo. Em “Countdown”, a ex-Destiny’s Child faz a dança à “La Baker” – desta vez, infelizmente, sem a saia de bananas.
Caso você ainda não tenha assistido ao clipe, confira abaixo:
Fontes: MTV News, YouTube, Wikipedia.